terça-feira, 24 de novembro de 2009

Nave Atlantis parte rumo à ISS para missão de 11 dias

in http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u653228.shtml

O ônibus espacial Atlantis e seus seis tripulantes seguiram hoje rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) a partir do Centro Espacial Kennedy, no estado americano da Flórida, para uma missão de 11 dias --na qual realizarão três caminhadas espaciais.

O Atlantis saiu com 12,3 toneladas de carga para a estação. O ônibus espacial decolou sem contratempos, às 17h28 de Brasília, conforme previsto, em meio a condições meteorológicas consideradas como ótimas.
Quase cem seguidores do perfil da Nasa (agência espacial norte-americana) no serviço de microblogs Twitter acompanharam o lançamento ao vivo, devido a um concurso feito no mês passado.

Após pelo menos 30 viagens ao espaço, esta será a penúltima missão do Atlantis antes de a Nasa suspender as atividades de seus ônibus espaciais no ano que vem.

A missão STS-129, comandada por Charles Hobaugh, é formada pelos astronautas Mike Foreman, Leland Melvin, Robert Satcher, Randy Bresnik e o piloto Barry Wilmore. É a primeira viagem ao espaço destes três últimos.

Bresnik, Foreman e Satcher devem fazer três caminhadas espaciais para instalar duas plataformas e deixar tudo pronto para a próxima missão, durante a qual o último módulo dos Estados Unidos na ISS será instalado.

Os astronautas da atual missão do Atlantis conviverão com os seis tripulantes da ISS, que há meses enfrentam um problema com o sistema que processa a urina para transformá-la em água potável.

A Nasa não conseguiu resolver este problema que, segundo um porta-voz da agência espacial, Kelly Humphries, obrigará os astronautas a utilizar bolsas plásticas para depositar a urina.

No entanto, Humphries esclareceu que a estação espacial tem água suficiente para mais seis meses.

Ao final da missão, os seis tripulantes voltarão à Terra junto com a astronauta Nicole Scott, engenheira de voo na ISS.

Sem comentários:

Enviar um comentário